segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Prática de propaganda 2

Surgimento das Ferramentas de Comunicação


Internet

A Internet vem evoluindo rapidamente e com ela a comunicação de dados como um todo. Muitos dos brinquedinhos, que há alguns anos atrás víamos apenas em filmes de ficção científica, se tornaram realidade e estão aí no mercado, sendo produzidos em larga escala. Esta ferramenta de comunicação tem um poder jamais imaginado antes e é um meio que estará conduzindo as civilizações a uma cultura mais homogênea. É um canal de construção do conhecimento, onde os usuários estão 24h por dia, 7 dias por semana, inserindo e transformando informações. É uma ferramenta importante também para preparar o profissional para lidar com as constantes mudanças sociais que ocorrem nas empresas.

A Internet estabelece novas formas de comunicação não levando em consideração as distâncias físicas e temporais. A vantagem é que as redes transportam grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos. Assim, é essencial para o profissional de comunicação dominar essa nova linguagem.

O anunciante, por sua vez, tem na Internet o melhor canal em relação custo X benefício, pois atinge públicos segmentados ou grandes massas, tendo no início um investimento relativamente baixo. Porém não é aconselhável desenvolver um site, hospedá-lo na rede e simplesmente esquecer. É extremamente importante que esse site esteja sendo constantemente atualizado e também sua divulgação através de banners em portais do mesmo segmento, e-mail marketing e também em outras mídias.

Marketing

Esta ferramenta é a responsável pelo posicionamento da empresa, produto ou serviço no mercado, sua imagem perante os clientes. O marketing cuida de todo o ciclo de vida de um produto, desde sua produção até o ato de consumo, e vai além disso, cria uma estreita relação entre os consumidores e este produto ou serviço.

As atividades mercadológicas podem ser direcionadas dentro de práticas comuns a todos os segmentos e portes empresariais, desta maneira podemos relacionar algumas atividades dentro do campo do marketing que definem seus principais focos de ação: determinar características do mercado; medir o potencial deste mercado; analisar a participação de mercado daquele produto ou serviço; analisar as fases da venda; monitorar a concorrência, ou seja, realizar o benchmarking; potencializar a entrada de um novo produto ou serviço no mercado; realizar previsões de curto e longo prazo; definir os objetivos empresariais e estudar as tendências dos negócios daquela empresa.

Esse foi um breve resumo da complexidade que é o marketing, por isso a importância de se trabalhar com um profissional competente e capacitado.

Publicidade e Propaganda

O conceito de publicidade e propaganda representa a forma como a comunicação é conduzida. Podemos entender isso quando analisamos a diferença entre os dois termos. Publicidade significa, genericamente, o ato de divulgar, tornar público. E propaganda consiste na idéia de implantar, incutir uma idéia, uma crença na mente alheia.

Ou seja, quando um produto ou serviço é anunciado, essa comunicação tem como objetivo tornar público aquele produto e promover as vendas do mesmo. E para vender é necessário implantar na mente do consumidor uma necessidade de adquirir e utilizar o produto. A Publicidade e Propaganda utiliza os canais adequados para o desenvolvimento do plano de comunicação do anunciante. Esses canais são identificados através de pesquisas.

Pesquisa

Parece estranho citar pesquisa como uma ferramenta de comunicação? Creio que não, pois como saberemos por onde começar o plano de comunicação sem ter em mão informações completas e reais sobre o universo em que estaremos trabalhando. A pesquisa é uma ferramenta que ajuda o próprio anunciante a conhecer melhor seu produto, a imagem que ele tem no mercado, como os consumidores vêem esse produto e o que esperam dele. Com essas informações o profissional de comunicação pode desenvolver um trabalho mais preciso, tornando mais valioso cada centavo investido pelo anunciante.

Merchandising

Quando o assunto é ponto-de-venda, o merchandising bem desenvolvido e executado pode garantir a venda certa do produto anunciado. É comprovado que 80% das decisões de compra ocorrem no PDV, por isso a importância de ter um produto que se destaque da concorrência. No ponto-de-venda o consumidor encontra uma infinidade de opções, alguns compram pela marca, outros pelo preço e outros por que o produto chamou sua atenção. Como ocorre isso? Primeiro podemos analisar levar a própria embalagem, que deve ser bastante atrativa, com informações claras e que estimulem o consumo do produto. Depois podemos recorrer a ações como degustação, promoções de vendas, etc. Em seguida, um bom material de comunicação no PDV é essencial para influenciar na decisão do consumidor, como displays, cartazes, luminosos, stoppers, móbiles, etc.

Promoção de Vendas

Esta ferramenta é um conjunto de métodos e recursos que tem como objetivo aumentar as vendas de determinado produto ou serviço, fazendo com que os consumidores comprem mais do que estavam acostumados. Para isso é fundamental oferecer benefícios concretos agregados ao produto anunciado, colocando esse produto ainda mais próximo do consumidor.

A promoção de vendas bem executada pode, além de aumentar o faturamento da empresa, ser utilizada para atualizar ou ampliar o cadastro de clientes, pesquisar aspectos importantes sobre o consumo dos produtos, demonstrar como usá-los, testar lançamentos, etc.

É importante analisar qual o tipo de promoção mais adequado para o público específico, região e canal de distribuição.

Existem várias técnicas promocionais e dependem da criatividade e experiência dos profissionais envolvidos para criarem novas alternativas.

É importante identificar oportunidades como: aniversários de clientes ou da própria loja; incentivar o cliente a levar os amigos para comprar; distribuir brindes; fechar acordos com fornecedores; aproveitar o cadastro e manter os clientes informados sobre a promoção; associar as promoções a atividades culturais, dando descontos em ingressos; realizar degustações do produto; agregar serviços à compra, como entregas; enfim, existe uma relação bastante grande de técnicas que podem garantir o sucesso da promoção de vendas.

Marketing Direto

Atualmente, devido a grande carga de informações que os consumidores recebem, o marketing direto tem se mostrado como uma eficiente ferramenta quando queremos atingir públicos segmentados. Neste método, a comunicação diretamente dirigida ao público-alvo, por exemplo, uma mala-direta com dados variáveis, o nome e alguns dados do destinatário são impressos no material.

O cadastro atualizado de clientes é o principal recurso para que uma ação de marketing direto seja executada com sucesso. O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que administra todas as informações coletadas sobre o comportamento e hábitos de consumo de um determinado grupo de clientes. Existem empresas especializadas que desenvolvem esses sistemas de CRM. Existem ainda empresas que vendem um mailing list de clientes, porém é importante estar atento à origem da lista, grau de atualização, condições de utilização, além de outros.

Eventos

Eventos empresariais, eventos culturais, patrocínio. Todos os eventos têm um objetivo em comum, estreitar um relacionamento entre o participante e a marca patrocinadora.

Geralmente, os eventos empresariais possuem um caráter educativo, onde são ministrados cursos e palestras, associados a ações de confraternização. Tudo isso com o objetivo de trazer o funcionário para mais perto, defender e acreditar na marca da empresa em que trabalha.

Um evento de caráter cultural, como um show por exemplo, estará levando a um público externo uma marca, um conceito ou até um estilo. Hoje em dia podemos observar grandes eventos como Skol Beats, Coca-Cola WibeZone, Tim Festival, enfim, são eventos que se tornaram sólidos e possuem um público fidelizado. Em todos eles, os clientes das marcas patrocinadoras têm benefícios na hora de adquirir ingressos.

Todos os eventos, dos mais variados perfis, devem contar com uma empresa especializada para que sejam realizados de maneira correta e tragam o sucesso desejado.

Assessoria de Imprensa

“Falem mal, mas falem de mim.” Será que esse provérbio é válido para todos? Creio que não. Quando uma marca, produto ou serviço, gera uma imagem negativa no mercado, terá um problema muito difícil de ser resolvido. A credibilidade é fundamental.

A assessoria de imprensa, geralmente executada por um jornalista, estará constantemente em contato com veículos de comunicação, enviando release e fazendo aquela marca, produto ou serviço virar notícia. A informação chega a públicos formadores de opinião, que irão criar um excelente conceito sobre aquela marca, ou farão críticas que contribuirão para melhorar o posicionamento da mesma no mercado.

Mídia Eletrônica

O rádio e a televisão são os veículos de maior penetração no mercado. Por isso um trabalho bem elaborado pode ser aprovado por milhares de consumidores ou não. Como todas as outras ferramentas de comunicação, a mídia eletrônica deve ser bem utilizada para justificar o investimento do anunciante. A televisão é um veículo de custo relativamente elevado. Desta forma é imprescindível um bom profissional de mídia para elaborar um mapa correto que trará o retorno desejado pelo anunciante. O rádio por sua vez apresenta um custo de investimento mais baixo. Ambos são extremamente eficientes quando utilizados de maneira correta.

A televisão está se fundindo com a Internet, hoje encontramos no mercado aparelhos que executam as duas funções simultaneamente, conexão via web e reprodução de programas de TV. Isso mostra claramente a convergência da mídia. Muito em breve, a grande maioria dos consumidores terão acesso a essa tecnologia e estarão assistindo e vendo apenas aquilo que desejam. Desta forma, a comunicação será cada vez mais segmentada e conseqüentemente mais eficiente.

Mídia Impressa

Jornais, revistas, cartazes, panfletos, folders. O anunciante tem uma série de opções para divulgar seu produto em mídia impressa. O trabalho de comunicação, por mais simples que possa parecer, nada mais, nada menos, estará expondo um produto ou serviço no mercado. Seja para um simples panfleto ou para um anúncio seqüencial em uma grande revista, o acompanhamento de um profissional é fundamental.

Os jornais são veículos que sempre trazem novidades, principalmente os diários. Em geral, o público que lê jornais é constituído por pessoas mais cultas, formadores de opinião, executivos.

Revistas em sua maioria possuem foco em algum segmento, sendo extremamente eficientes junto a este público. Geralmente não são lidas de uma só vez, sendo assim o leitor estará sempre folheando a revista e potencialmente visualizando os anúncios.

As demais mídias impressas apresentam, em sua maioria, um custo relativamente reduzido.

Mídia Extensiva

Esta denominação está associada a peças como: painéis externos e internos; backlights e frontlights; outdoor; empenas; adesivos em ônibus ou metrôs; frota personalizada; totens; luminosos; entre outros.

Os layouts desenvolvidos para mídia extensiva devem conter informações curtas, de fácil assimilação, muitas vezes o anunciante aplica só a marca. Isso porque a função desta ferramenta é apenas complementar uma campanha maior que conta com outras peças. O tempo que o consumidor tem para ver e assimilar as informações de um outdoor, por exemplo, é muito curto, segundos.

Logomarca

é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Lingüística. No entanto, o termo é visto como inadequado por alguns designers por, segundo eles, não possuir a necessária precisão.

Em seu livro "O Efeito Multiplicador do Design", a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. E, embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos em português os termos estudo ou lógica, a designer afirma que logomarca significa “palavra-marca” o que, na opinião dela, não faz sentido. Ela defende ainda, que os brasileiros deveriam importar os termos usados no primeiro mundo, pois apenas aqueles seriam os 'corretos'.

Nenhum comentário: