domingo, 21 de setembro de 2008

-Prática de Propaganda -

O que é “Mix de comunicação”?
Representa o conjunto de ferramentas que serão utiliza
das num plano de mídia.

Mix de Comunicação

O Mix de comunicação ou composto de comunicação envolve propaganda, publicidade, relações públicas, marketing direto, comunicação visual, promoção de vendas, merchandising, interatividade e licenciamento.

A Publicidade é a responsável pela fixação da imagem do produto na memória do consumidor. A mensagem é passada para todos do público-alvo, não há individualização. Ela pode ter vários objetivo que podem ser: lembrar, persuadir ou informar depende do planejamento estratégico.

Já a Propaganda ao contrario da publicidade pode ser qualquer notícia ou informação divulgada gratuitamente por meio de jornais, revistas, rádio, etc., com intuito institucional.

As Relações Públicas são utilizadas como apoio ao marketing de empresas e produtos. Geralmente é usado para divulgar o lado institucional da empresa. Por estar distante da venda tem maior credibilidade.

O Marketing Direto tem como objetivo atingir o público-alvo individualmente. Utilizando se de mala-direta, ligações para as residências entre outras ferramentas, tem bons retornos pois lida de maneira individual com um público alvo.

A Comunicação Visual contribui para mostrar a marca da melhor forma possível, é um dos maiores suporte da publicidade.

A Promoção de Vendas tem como objetivo o aumento das vendas utilizando vária ferramentas como concursos, brindes, etc. O merchandising da o suporte necessário para que a promoção de vendas tenha bons retornos, pois é ele quem cria os materiais de ponto de vendas.

Mix de marketing

O Marketing mix ou Composto de marketing é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.

O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 secções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, distribuição e promoção.

O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;

Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.

Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, etc.

Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Por exemplo, a campanha promocional provavelmente será construída em torno de um tema de “preços baixos, baixos”. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente. Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto.

Alguns profissionais de marketing, como as organizações de negócios, querem usar o marketing para influenciar a escolha da marca e a compra, enquanto outros, como as organizações de saúde e o governo, utilizam a "demarquetização" para convencer as pessoas a parar de fumar ou a praticar sexo seguro. Nesses casos, os consumidores são receptáculos de tentativas de influencia. Essa perspectiva de influência do consumidor é a preocupação de muitos, incluindo aqueles ligados ao marketing, à educação e à proteção do consumidor.

O comportamento do consumidor inclui ainda o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações. Em vez de influenciar os consumidores, as organizações eficazes têm adotado uma proposta de marketing total em relação ao desenvolvimento de produtos, inovação, pesquisa e comunicação. Por procurar os métodos que permitem aos consumidores influenciar a organização em relação a produtos, preços, promoções e operações que interessam aos consumidores, as organizações mais facilmente vão satisfazê-los, criando fidelidade à marca e aumentando o faturamento. As empresas do século XXI orientadas para o marketing vão focar mais em permitir que os consumidores as influenciem do que em como elas podem influenciar os consumidores.

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